terça-feira, 24 de setembro de 2013

APOSTANDO EM ESTRANGEIROS, BRASÍLIA APRESENTA ELENCO PARA O NOVO BASQUETE BRASIL

Via GloboEsporte.com

Após ficar de fora da final do NBB pela primeira vez, o Brasília foi buscar no exterior alguns reforços para a já conhecida base tricampeã nacional (2010, 2011 e 2012). O time, que mantém nomes como Alex, Guilherme Giovannoni e Nezinho, apresentou, nesta terça-feira, o elenco completo para a próxima temporada, com destaque para as chegadas do armador uruguaio Martin Osimani e do pivô estadunidense Marcus Goree. O técnico que comandará a equipe também veio de fora: será o argentino Sergio Hernandez, medalhista olímpico com a seleção albiceleste (Bronze em Pequim).

- Nossas expectativas para a próxima temporada são muito boas. São nove jogadores que continuam e a chegada dos dois estrangeiros para agregar. Subiram também alguns meninos do sub-20 e o Sergio está fazendo um ótimo trabalho, exigindo muito do time. Acho que vamos entrar prontos para brigar por todos os campeonatos que vamos disputar - avaliou o capitão Alex.

Eliminado nas quartas de final da última edição do NBB pelo São José, o Brasília amargou a primeira temporada sem títulos desde 2007/2008. Além da queda prematura na competição nacional, o time candango também ficou com o vice-campeonato na Liga Sul-Americana e a quarta colocação na Liga das Américas. Foi o fim da série de quatro anos de conquistas, período que em que o Brasília faturou três campeonatos nacionais, uma Liga Sul-Americana e uma Liga das Américas entre 2008 e 2012.

- A temporada passada talvez não tenha sido como a gente esperava, mas também não creio que tenha sido um fracasso. Disputamos a fase decisiva de dois torneios importantes e ficamos com um vice-campeonato. Claro que não desce direito o fato de não termos chegado nem nas semifinais do NBB, mas isso serve de estímulo para a próxima temporada. Vamos com a ambição de poder voltar ao topo - afirmou Guilherme Giovannoni.
Nesta semana o Brasília fará os dois únicos amistosos de preparação para a temporada: quinta e sexta, às 19h30, os candangos recebem no Ginásio da Asceb, no DF, o time de Goiânia, estreante no NBB. No próximo dia 1º de outubro, a equipe já inicia a disputa do primeiro desafio, com a fase de classificação da Liga Sul-Americana. Os jogos também serão na capital federal, contra Atlético Nacional (Bolívia), Comunikt (Venezuela) e Boca Juniors (Argentina).
- Não é o ideal para um período de preparação, para ter a equipe em ótimas condições. Mas não pudemos fazer amistosos antes, pois estávamos sem três jogadores (Alex, Giovannoni e Arthur estavam com a seleção brasileira e só se apresentaram na segunda quinzena de setembro). Os estrangeiros também não estavam prontos, se recuperavam de lesão. Mas tivemos treinos fortes e nosso elenco é qualificado. Também acredito que vamos enfrentar adversários um pouco mais fracos nesta primeira fase da Liga Sul-Americana. Nossa principal preocupação será mesmo com o Boca Juniors - explicou o técnico Sergio Hernandez.
Já a estreia do Brasília na próxima edição do NBB está marcada para o dia 9 de novembro, contra os atuais campeões, Flamengo, no Rio de Janeiro.
Novidades
Ao fim da última temporada do NBB o Brasília dispensou o pivô Paulo Prestes e o armador Eric Tatu, ambos contratados no início de 2013. Outro jogador que deixou o time foi o ala-pivô Márcio Cipriano, que se transferiu para o Goiânia.
O clube foi então buscar no exterior as peças para recompor a equipe. Para a vaga de armador, o time candango trouxe o uruguaio Martin Osimani. Titular da seleção de seu país, Osimani, de 32 anos, tem passagens pelo basquete universitário dos Estados Unidos e clubes de Venezuela, México e Argentina. O último time defendido pelo uruguaio foi o Obras Sanitárias, da Argentina.
- Eu já joguei em vários países, competi em diferentes lugares, o que facilita a adaptação. A instituição e a cidade também facilitam muito, é uma equipe com muita experiência e que me recebeu muito bem. Espero contribuir com a equipe e com o que o Sergio precisa para melhorar esse time que já é muito bom - disse Osimani.
Já para a vaga de pivô, os candangos contrataram o estadunidense Marcos Goree, de 35 anos. Com 13 temporadas de experiencia no basquete europeu, Goree já atuou por times na Alemanha, Itália, Russia e Grécia. No último ano, o pivô, de 2,05m, defendeu o Cholett Basket, da França.
- Brasília é uma cidade diferente, mas estou gostando muito, assim como toda a minha família. Minha expectativa para a temporada é ganhar campeonatos. Sei que podemos, temos um ótimo time, com ótimos jogadores. Isso está facilitando meu trabalho e espero poder ajudar - disse Goree.
Além dos dois estrangeiros, o Brasília também trouxe três jovens atletas para compor o elenco: o armador Bruno Felipe (20 anos), e os alas Vitor Salvador (20 anos) e Maxwell Dias (21 anos).
No comando técnico, Sergio Hernandez assume no lugar de José Carlos Vidal, que deixou o posto após três temporadas e dois títulos para assumir a função de diretor esportivo do Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário